A Língua Inglesa, então, passa a fazer parte do universo dos estudantes, desde o Infantil 1, por meio de aulas que buscam criar um espaço de vivência e priorizam a experiência direta com o idioma.
No Ensino Fundamental - Anos Iniciais, a rotina das aulas se modifica, gradativamente, de modo a acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. Nessa etapa, a carga horária passa a ser de 3 aulas semanais desde o 1º ano. Além disso, por meio de sequências didáticas que exploram temas que ampliam o repertório dos estudantes, as aulas baseiam-se na noção de que a linguagem é utilizada, simultaneamente, para aprender e comunicar, promovendo, não só a competência linguística, no que diz respeito ao domínio da língua, mas também no que se refere aos diferentes assuntos explorados.
Nos anos iniciais, é importante que as crianças tenham motivação para a fluência no idioma. Para isso, as aulas são baseadas em atividades dos exames da Cambridge English, que encorajam e estimulam a criação de um vínculo positivo com a aprendizagem. Além disso, as aulas trabalham o desenvolvimento cognitivo das crianças, por meio da leitura, da escrita e da compreensão das estruturas linguísticas.
No Ensino Fundamental - Anos Finais, o ensino de línguas estrangeiras continua focado no uso da língua. A partir do 6º ano, os estudantes começam a se preparar para exames internacionais de proficiência. Para isso, no 8º ano, as turmas são divididas em dois grupos, conforme o nível de proficiência dos estudantes. Essa divisão permite que os alunos desenvolvam ainda mais as habilidades de expressão oral e compreensão auditiva. A formação dos grupos é mantida até a 3ª série do Ensino Médio.
A Língua Espanhola, por sua vez, integra o currículo do Ensino Fundamental – Séries Finais. Assim, a partir do 6º ano, os estudantes passam a ter mais duas aulas semanais de língua estrangeira. Seguindo a perspectiva da área de Linguagens do colégio que visa a um letramento crítico, aliado ao processo de aquisição do idioma, os estudantes refletem sobre o uso do Espanhol no mundo.
Cambridge Preparation Centre
O Consa é um Cambridge Preparation Centre, o que significa que os estudantes são preparados para os exames oficiais de proficiência da Cambridge English. Os exames da Cambridge English são reconhecidos mundialmente e aceitos por universidades e empresas de renome. Ao final do Ensino Médio, os estudantes já possuem a comprovação de sua proficiência em inglês.
Além disso, é promovido saídas de modo a promover um contexto autêntico de uso do idioma. No 7º ano, os estudantes têm uma primeira experiência de intercâmbio, sem sair do país, ao participar do English and Action no NR.
No Ensino Médio, o Consa tem um programa de intercâmbio exclusivo, o W. E. Consa (World English Consa). No programa, os estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio têm a oportunidade de passar três semanas em Londres, em uma proposta que conta com 15 horas semanais de aulas de inglês e atividades culturais
Ao aliarmos a excelência acadêmica comprovada pelos exames da Cambridge English a propostas de intercâmbio, formamos cidadãos globais capazes de se expressar com segurança em inglês.