Foram meses de preparação, diversas atividades de pesquisa e discussão de posicionamento, a partir dos países envolvidos. Foram propostas as discussões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e os estudantes escolheram as temáticas do ODs 4, sobre Educação de Qualidade, e o 13, sobre as Ações Contra as Mudanças Globais do Clima.
Foram escritos documentos de posicionamento e realizados debates e votações para se chegar a um Pacto Global com as propostas de solução mais relevantes. A simulação buscou estimular a diplomacia criativa, pela qual os delegados puderam experimentar os problemas e frustrações da política internacional – este é o principal objetivo da atuação. Pediu-se aos delegados que usassem a imaginação e incorporassem, da maneira mais realista possível, o papel do diplomata do país que estavam representando. O debate é, sem dúvida, o mecanismo de negociação mais importante das Nações Unidas. Durante esta fase, cada nação teve a chance de expressar sua visão sobre as questões internacionais, comentar a posição de outros e – mais importante – propor soluções.
As atividades foram muito significativas para os estudantes!