A relação entre o jogo e a Matemática ocupa a atenção de vários autores e constitui-se numa abordagem significativa, principalmente na infância, pois é nesse período que as crianças necessitam explorar e descobrir elementos da realidade que as cercam. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização dos jogos como recurso pedagógico.
Assim sendo, o ensino da Matemática deve priorizar o avanço do conhecimento dos aprendizes perante situações significativas de aprendizagem, sendo que o ensino por meio dos jogos deve acontecer de forma a auxiliar na construção do conhecimento do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança.
No decorrer do ano, os estudantes dos 1ºs Anos terão um repertório vasto de jogos, como: Amarelinha, Bolas ao Alvo, Jogo de percurso (Trilha do Mar), Jogo do Elevador, Dominó, Memória, dentre outros. Muitos deles trazidos pelas famílias no início do ano e outros que constam no planejamento dos professores da série.
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