“Como método de aprendizagem, a ciência exige ações, tais como: observar atentamente fenômenos do mundo; formular hipóteses e ideias; colher e sistematizar informações de fontes diversas; elaborar modelos mentais ou reais para testar hipóteses; realizar experimentos comprobatórios e formular teorias e generalizações fundamentadas no uso dessa sistemática de abordagem do mundo.” (Sefran, 2006).
E é exatamente isso o que os estudantes do 4º ano do Consa fazem, semanalmente, nas aulas no laboratório de Ciências. E neste trimestre, estão às voltas com o encanto das descobertas acerca da luz, com levantamento de hipóteses sobre a sua importância, que caminho ela faz, para qual direção ela vai, como é absorvida ou não através de materiais transparentes, translúcidos e opacos. Para a validação ou não das hipóteses levantadas, várias experiências foram realizadas para posterior organização e registro de dados, das conclusões, utilizando diferentes linguagens, como textos, desenhos com legendas, tabelas.
A cada aula, descobertas e avanços no conhecimento nos surpreendem e encantam, pois todo o trabalho é pautado na troca de informações com os colegas da turma e cada estudante tem a oportunidade de se reconhecer como parte importante do processo de construção do conhecimento individual e coletivo.
Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos.
[embed]https://youtu.be/Hs15Mp4Z-Rk[/embed]