A Geografia é uma ciência que tem por objetivo compreender a relação entre a sociedade e a natureza a partir da noção de espaço geográfico. Esse espaço tem elementos tanto naturais, quanto sociais, visíveis nas diferentes paisagens que compõem o planeta.
Durante o ciclo do Ensino Fundamental II, os estudantes têm contato com as diversas temáticas que envolvem a produção desse espaço geográfico, de um lado a Geografia em sua dimensão física, representada pelo estudo dos solos, da hidrografia, dos domínios morfoclimáticos e, do outro, a Geografia humana, por meio das discussões de economia, política e sociedade.
No sexto ano, os estudantes têm contato com os elementos naturais, presentes em nosso planeta, pelo conceito de biosfera, analisando criticamente a forma como a sociedade contemporânea vem se relacionando com a natureza. Essa crítica se constrói a partir das noções da ecologia e da preservação ambiental, como um princípio não só teórico, mas prático na vida dos estudantes.
Para esta forma de aprendizagem se concretizar, é preciso metodologias ativas potentes para transformar a aprendizagem em algo dinâmico e lúdico para crianças e adolescentes, trazendo o fazer científico e a construção do conhecimento como algo prático, aliado ao estudo teórico.
Com a atividade “Analisando as rochas” os estudantes tiveram contato com os métodos de investigação científica, realizando observação e categorização dos tipos de rocha. Nessa atividade, realizada no Laboratório de Ciências, foi proposto que os estudantes observassem e identificassem os tipos de rocha, seus minerais e, posteriormente, realizassem um relatório, com aprofundamento teórico, por meio de pesquisa sobre os processos de transformação, ocorrência na natureza e os principais usos dessas rochas em nossa sociedade. Além disso, desenvolveram noções de coletividade, interdisciplinaridade, responsabilidade e trabalho em grupo.
Rafael da Costa Rodrigues – Professor de Geografia
[gallery size="large" ids="29830,29831,29832,29833,29834,29835,29836,29837,29838"]