O projeto “A Vida na Água” começou com muitos desafios. Os estudantes do 1º ano coletaram água do lago da escola, levaram ao laboratório e tiveram que resolver o seguinte problema: “A água do lago do Consa é salgada ou doce? Como podemos fazer para descobrir?”.
Essa primeira etapa contou com a imaginação das crianças: “Podemos tomar a água do lago para ver se ela é salgada ou doce” ou ainda “podemos usar o microscópio para ver se tem sal na água”. Essas propostas foram postas em questão e muitas ideias surgiram a partir das discussões.
Foi então proposta a seguinte reflexão: quando saímos do mar, nos secamos ao sol, ficam grãos de sal na pele. Portanto, podemos usar fogo para secar a água do lago e ver se ficam grãos de sal também! Os estudantes acompanharam, com ansiedade, a experiência e descobriram que a água do lago é doce, pois quando a água evaporou, não restou sal no fundo do Béquer!
Posteriormente, utilizaram o microscópio para observar os microorganismos presentes na água, conheceram o funcionamento do aquário da escola e participaram de aulas sobre a anatomia de animais aquáticos, nas quais puderam manusear e observar o corpo de um peixe corvina e de um polvo. Também tiveram uma aula sobre a lula, com vídeos e imagens sobre as suas características.
Semanalmente as crianças vão ao Laboratório de Ciências, tiram dúvidas e aprofundam seu conhecimento, e a cada dia mostram-se mais motivados a pesquisar e buscar novas informações sobre esses seres. Além disso, por meio das pesquisas em diferentes fontes, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver seu potencial de leitores e pesquisadores competentes.
Confiram algumas fotos desses momentos.
[gallery size="large" ids="29530,29531,29532"]