Ao analisarmos um período histórico, uma das principais questões trabalhadas é o olhar isento de comparações com o mundo em que vivemos hoje, seus valores e tudo o que envolve nossa sociedade e o modo como a vemos. Outros tempos revelam outras histórias de vida ...
O absurdo de hoje, talvez fosse visto com um olhar mais complacente em outros tempos. Partindo dessa premissa, de isenção de julgamentos e uma análise crítica e racional do contexto do período em estudo, é que contemplamos no importante arco de nossa história em que estão inseridos os Bandeirantes.
Muito além de uma classificação simplista entre heróis ou vilões, o que dialogamos com os estudantes foi a maneira isenta e crítica de fazer uma análise comparativa, baseada no contexto histórico da época, mostrando sua inegável importância na expansão e crescimento do país, sem esconder o modo como tudo isso foi feito, utilizando métodos e valores morais que, para o mundo em que viviam, eram compreensíveis e justificáveis, mesmo que isso cause-nos espanto como tudo ocorreu e que não possamos concordar com determinadas formas de atuar frente ao encontro com os povos nativos.
Dessa forma, os estudantes realizaram um debate, com o tema “Bandeirantes na história do Brasil”. Nele, puderam expor, argumentar e defender suas ideias, bem como, trabalhar as virtudes da paciência e respeito. Foram momentos de muita dedicação, atenção, envolvimento e conhecimento, porque precisaram se dedicar aos estudos prévios, elaborar os argumentos de defesa de ideias, buscar coerência na apresentação, respeitar as observações do grupo com posição contrária, aguardar a sua vez de debater a ideia e concluir que, numa discussão sobre um mesmo tema, pode haver diferentes pontos de vista e, assim, gradativamente construir a autonomia de pensamento, tão almejada no processo de crescimento pessoal e intelectual.
Que orgulho da seriedade com que os estudantes do 4ª ano participaram do debate!