“Como se brinca na África?”
“Cada criança em suas brincadeiras comporta-se como um poeta, enquanto cria seu próprio mundo ou, dizendo melhor, enquanto transpõe elementos formadores de seu mundo para uma nova ordem, mais agradável e conveniente para ela.”
Freud
“Será que todas as crianças brincam da mesma coisa? Será que todo mundo conhece a amarelinha? E joga bola? Brinca de boneca?” essas foram perguntas comuns nas turmas do Infantil 4 Semi-Integral e Integral, que iniciaram um estudo sobre brincadeiras. Após uma conversa, apresentamos a questão central do projeto: “Como se brinca na África?”.
Desde então, os estudantes estão vivenciando brincadeiras da cultura africana, conhecendo um pouco mais do continente, suas curiosidades e histórias, aprendendo a valorizar os diversos aspectos culturais, relacionando-os com a diversidade de nosso país. Com as brincadeiras africanas, desenvolvem a imaginação, o movimento, a identidade, a autonomia e a linguagem. Além disso, compartilham experiências, ajudam-se mutuamente, buscam solucionar problemas, respeitar seus limites e os dos outros. Aspectos esses, cognitivos e emocionais, tão essenciais para o desenvolvimento global do ser humano, fundamentais na aprendizagem e desempenho escolar de qualquer educando.
“Si Mama Kaa”, “Terra mar”, “Pegue a cauda”, “Saltando o Feijão” e “Mamba” foram algumas das brincadeiras preferidas pelas turmas... já ouviram falar? Perguntem para as crianças que elas sabem ensinar!
Acompanhem algumas fotos desses momentos especiais de aprendizagem!
Professoras do Infantil 4 Semi-integral e Integral
Evania Azevedo, Renata Caires e Viviane Amorim.
Para ver álbum completo
Clique aqui.
[gallery ids="31640,31641,31642,31643,31644,31645,31646"]