SIAULYS , MARA O. DE CAMPOS. Brincar para todos. Ministério da Educação. Governo Federal, Brasília.
A tarefa foi dividida em alguns momentos: 1º MOMENTO - Confeccionando o avião de papel O professor reuniu o grupo de estudantes e apresentou a possibilidade de cada criança construir um avião de papel, personalizado com desenhos e pinturas, por meio de um vídeo e um passo a passo para a construção do brinquedo. 2º MOMENTO - Brincando com o avião de papel Na quadra, os estudantes foram orientados a brincar livremente com os aviões de papel. Nesse momento, eles exploraram qual avião foi mais longe e voou mais alto. 3º MOMENTO - Analisando a distância de voo Os estudantes se posicionaram lado a lado com seus aviões e, ao sinal, lançaram os aviões, verificando em seguida, qual foi o avião que chegou mais longe. Voltaram às posições anteriores e repetiram o mesmo procedimento por 3 vezes. Posteriormente, compararam os resultados para analisar estratégias de arremesso preciso e eficaz, além de trabalharem com cálculos aproximados para medir distâncias, com noções ampliadas das medidas de comprimento exploradas nas aulas de Matemática. Wesley Santos Tamaki – Professor de Educação Física [video mp4="http://www.consa.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2018/12/Avião-de-papel-3°-anos.mp4"][/video]