Os estudantes do 5º ano tiveram a oportunidade de explorar e ampliar seus conhecimentos sobre aspectos formadores das paisagens brasileiras: o relevo e a hidrografia. Depois de muito estudo, colocaram os conhecimentos trabalhados em prática: utilizando massa de modelar, uma base de madeira e outros objetos, construíram uma representação simplificada da topografia brasileira. Por meio da construção realizada, eles procuraram representar tridimensionalmente o que, até então, encontrava-se apenas no espaço bidimensional, o que possibilitou aos estudantes reconhecerem as variadas formas topográficas e as diferentes altitudes de um determinado espaço físico. Dentro deste contexto, o croqui topográfico tornou-se um importante recurso de apoio didático pedagógico, pois ao trabalhar com as informações em relevo, permitindo a visão tridimensional do espaço, houve a aproximação do abstrato ao real e, ao mesmo tempo, possibilitou a construção dos conceitos necessários para o entendimento da representação bidimensional ??? o mapa. Aprender usando a criatividade e a habilidade manual, aliadas a conhecimentos geográficos, foi um momento muito prazeroso para todos!