Ao longo do 2º semestre, as crianças do infantil 5 passaram a explorar algumas técnicas de sombras e uso da luz no Curso Extracurricular de Língua Inglesa. Primeiramente, no tema “Weather” utilizaram a luz solar, um espelho e uma bacia de água para tentar refletir as cores do arco íris e pensar nas condições necessárias para que ele apareça no céu. Depois, no tema “Jungle Animals” fizeram modelos de animais a partir de brinquedos e seus reflexos quando expostos à luz natural. Colocavam os brinquedos no pátio e uma folha em branco ao lado, e a partir da sombra projetada traçavam o contorno do animal que posteriormente seria utilizado como fantoche. Então, participaram de um teatro de sombras, utilizando os modelos que fizeram e interagiram utilizando expressões que aprenderam ao longo do ano como: “How do you do?” “I’m great”, “I’m a lion.”, “A lion goes like this: ROOOAR!”.
Por fim, como forma de reflexão e levantamento de hipóteses, tiveram a chance de fazer diversas experiências com luzes de lanternas e materiais recicláveis numa sala escura preparada para esse momento. Com os materiais diversos, projetaram diferentes formatos e tamanhos de sombras. Durante a experiência sensorial, utilizaram livremente expressões como: “It’s big.”, “It’s small.”, “I can see a different color.”, “I can see a big giraffe.” após as perguntas da professora: “What can you see?”, “What colors can you see?”
Com certeza levaram para casa grandes descobertas!
[gallery size="medium" ids="28584,28585,28586,28587,28588,28589,28590,28591,28592,28593,28594,28595,28596,28597,28598,28599,28600,28601,28602,28603,28604"]