Escolher os grupos, produzir um objeto com material reciclável, montar um Bazar de Natal e vender suas criações! Essas foram algumas tarefas desenvolvidas pelos estudantes do 3º ano para o “Desafio CONSA de Matemática”.
A proposta de metodologia ativa foi desenvolvida em dois momentos para que o protagonismo e a postura “maker” se fizessem presentes plenamente. No primeiro dia, dividiram-se em grupos, confeccionaram seus produtos e planejaram como seriam as suas “lojinhas”. No segundo dia, estipularam os valores de cada objeto, organizaram suas bancas, receberam cédulas de papel, moedas e, ansiosamente, aguardaram as crianças de outra classe, que vieram fazer suas compras.
Cada criança recebeu cinquenta reais em decins, que são moedas e cédulas fictícias. Todos precisaram se organizar para gastar apenas o que tinham, preocupando-se em conferir o troco e os valores gastos. Depois do sucesso de venda, foi realizada uma troca: os vendedores se dirigiram até outra sala para fazerem suas compras.
Foram momentos especiais e de muito aprendizado! Saíram orgulhosos com suas novas aquisições e felizes com o valor arrecadado com as vendas, que foi distribuído entre toda a equipe. Dessa forma, puderam realizar muitos cálculos matemáticos e aprimoraram as noções relacionadas ao sistema monetário.
Além de desenvolverem a ideia do empreendedorismo, aprenderam também que, nem tudo o que desejam, pode ser comprado, observaram que a reflexão precisa estar no comando, pois tiveram a percepção real do seu valor.
Reconhecer a importância de fazer boas escolhas é o início do processo de educação financeira e empreendedorismo!
Para ver álbum completo Clique aqui!
[gallery ids="32418,32417,32416,32412,32413,32414,32415,32411,32410,32409,32408,32405,32406,32407"]