Os jovens do Ensino Médio do Consa, preocupados com o cenário político nacional, se organizaram com os professores de Ciências Humanas e preparam o debate sobre os projetos de governo dos candidatos à presidência da República Brasileira.
O interesse pelo tema partiu dos estudantes, motivados pelos temas transversais que norteiam os diversos componentes curriculares do Ensino Médio e, estimulados pelos conteúdos significativos desenvolvidos nas aulas, procuram aplicar o que aprendem no cotidiano, conceitos fundamentais para fazer a leitura do Brasil em seus diferentes aspectos: políticos, culturais e sociais.
Dessa maneira, vivendo em um ambiente que favorece a reflexão, a análise e a ação, os estudantes, com a ajuda dos professores de Ciências Humanas, se organizaram em diferentes grupos. Cada grupo ficou responsável pelo estudo dos candidatos à presidência da República Brasileira. Definidos os grupos e os candidatos, os estudantes prepararam as regras do debate, estabelecendo três blocos de intervenções: no bloca A os estudantes expunham as propostas dos candidatos, no bloco B os estudantes faziam perguntas aos representantes dos outros candidatos, no bloco C os estudantes respondiam questões da plateia presente.
Os jovens, com argumentos consistentes, questões bem formuladas, respostas precisas, realizaram um debate que foi uma verdadeira aula de cidadania, devido à educação, interesse, respeito e participação, como podemos destacar no relato do estudante Leandro Queiroz Andrade Neto, da segunda série A do Ensino Médio:
“Tendo em vista o cenário de polarização do Brasil, em que a população se dividiu em dois extremos, cada vez mais os adolescentes estão se interessando por política e debatendo entre si tal assunto. Diante desse contexto, após um período de organização e pesquisa, no dia 2 de outubro de 2018, cinco dias antes das eleições, foi realizado um debate, envolvendo grupos de dois a seis estudantes que defendiam as propostas dos candidatos à Presidência do país. O momento histórico aconteceu após o período de aula e, mesmo não sendo uma atividade avaliativa, contou com a presença da maior parte dos estudantes do Ensino Médio e do 9º ano, o que prova a popularidade do tema discutido e a importância dada a ele pela geração que, no futuro, terá de arcar com as consequências geradas pelas decisões políticas tomadas no presente.”
Para finalizar o projeto, os estudantes participaram de uma vivencia cidadã, na qual votaram em uma simulação de eleição para governador e presidente. Uma experiência democrática que levarão como legado em suas vidas, são jovens fazendo suas reflexões, escolhas, são estudantes preocupados com a construção de um país que, em breve, oxalá, possamos nos orgulhar.
Ody Furtado - professor de História, Filosofia Sociologia e ER
Aparecida Tozetto - Coordenadora da área de Ciências Humanas e professora de História e Sociologia
Fatima Regina Lopez - Coordenadora do Ensino Médio
Leandro Queiroz Andrade Neto - estudante da 2ª série do Ensino Médio
Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos. [gallery size="large" ids="26434,26435,26436"]