“É preciso ver a vida inteira como no tempo em que se era criança, pois a perda desta condição nos priva da possibilidade de uma maneira de expressão original, isto é, pessoal”.
Henri Matisse
As esculturas estão presentes no cotidiano de todos nós: em praças, em igrejas, nas casas, nos museus, nos shoppings.... Elas também fazem parte do repertório artístico dos estudantes, algumas vezes, sem que eles se deem conta. Ao evidenciarmos essa possibilidade de expressão para as crianças, surge uma ferramenta maravilhosa que nasce conosco, mas nós, como adultos, muitas vezes a deixamos adormecida: a curiosidade! O que representam essas obras? Do que são feitas? Quais seus nomes? É possível tocar? – foram muitas as inquietações suscitadas nos estudantes do Infantil 3!
Uma das etapas desse estudo foi feito em parceria com as famílias, por meio de um passeio pela cidade para procurar esculturas em avenidas, em praças, nas ruas, em igrejas ou nos shoppings.
Em outra etapa, realizamos uma visita ao Museu de Arte Contemporânea – MAC, juntamente com a professora Daniela que ministra a integração curricular em Língua Inglesa. Nesse espaço, as crianças puderam soltar a imaginação e refletir sobre algumas características das obras, com a mediação dessa professora, juntamente com a titular da turma.
Trabalhar com Arte na Educação Infantil, favorece o desenvolvimento da curiosidade em relação à realidade e fomenta a reflexão nas crianças, no momento em que são engajadas a observar alguma obra de arte e, em seguida, compartilhar suas percepções e sensações. Assim, o educando desenvolve a capacidade de questionar, compreender, criticar e respeitar as diferentes visões de um mesmo ponto de vista.