A coordenação motora é o que nos permite realizar os mais diversos movimentos coordenados e pode ser classificada de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina.
Na coordenação motora fina verificamos o uso de músculos pequenos, como das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar, manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.
Pensando nisso, realizamos com os estudantes do 1º ano C, período Semi-integral, uma atividade de artes, na qual o desafio principal, foi a utilização de um conta gotas no lugar do tradicional pincel, cujo objetivo foi ajudar no fortalecimento do movimento de pinça, essencial para amarrar sapatos, abotoar, afivelar. Favorece no desenvolvimento do tônus das regiões das mãos e braços, o que será exigido para a execução de uma escrita de qualidade.
Ainda como recurso de exploração, foi disponibilizado aos estudantes, papel criativo colorido, cola bastão, lixa d’água e tinta guache. Escolhemos o espaço da horta para que os estudantes realizassem suas atividades. Esse local arborizado e tranquilo serviu de inspiração para suas produções, onde a imaginação e criatividade rolaram soltas.
Confiram as fotos!!
[gallery size="large" ids="14411,14412,14413,14414,14415,14416,14417,14418,14419,14420,14421,14422,14423,14424,14425,14426,14427,14428,14429,14430,14431,14432,14433"]