Por meio dos jogos, a criança constrói estratégias e planeja, utilizando assim, o raciocínio e o pensamento, além de, explorar suas possibilidades corporais e de interação afetivo-social. Nesse sentido, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I foram desafiados a aprender a multiplicação por meio de um jogo de boliche.
Estabelecidas as regras de que cada pino valeria 2 pontos, os estudantes tiveram que desenvolver estratégias para calcular os pontos obtidos em cada jogada. Com essa vivência, a compreensão de adição sucessiva (parcelas iguais) se fez necessária, para que os estudantes percebessem que tal adição pode ser substituída pela sentença matemática da multiplicação: 2+2+2 pode ser colocado como 3 x 2 (três vezes o número 2) e assim, aprendessem o conceito da tabuada.
Ensinar utilizando o lúdico proporciona aos estudantes outros caminhos para sistematização de seus conhecimentos e o jogo de boliche garantiu momentos de muita diversão e aprendizagem.
Confiram as imagens desses prazerosos momentos!
Professoras do 2º ano
Para ver álbum completo
Clique aqui.
[gallery ids="31607,31608,31609,31610,31611,31612,31613,31614,31615,31616,31617,31618"]