A matemática está presente em nossa vida desde o nascimento e é utilizada em todas as atividades do homem, seja num simples ato de repartir algo até num complexo projeto de engenharia.
Ao brincar, a criança desenvolve um raciocínio lógico, tendo a capacidade de pensar e se expressar matematicamente, interpretar dados, resolvendo problemas e criando estratégias.
Seguindo essa linha de pensamento, de forma lúdica, proporcionamos aos estudantes do Infantil 4 participarem do jogo do pratinho.
Esse jogo consiste em estimular a contagem fazendo com que a criança associe o número à quantidade correspondente, estabelecendo comparações.
Cada estudante, na sua vez, joga o dado e de acordo com o número sorteado, tira do monte a quantidade correspondente de palitos e coloca em seu pratinho.
Durante a atividade, os estudantes são estimulados a somar quantidades; observar quem tem mais palitos; quem tem menos; qual a quantidade que devem tirar no dado para ficar com o maior número de palitos etc.
Vence o jogo quem, ao final das jogadas, ficar com mais palitos.
As crianças vibram com a brincadeira!
No segundo semestre, elas terão o mesmo desafio, porém explorando o conceito da subtração.
Abraços,
Professoras do Infantil 4
[gallery size="large" ids="8139,8140,8141,8142,8143,8144,8145,8146,8147,8148,8149,8150,8151,8152,8153,8154,8155,8156,8157,8158,8159,8160,8161,8162,8163,8164,8165,8166,8167,8168,8169,8170,8171,8172,8173,8174,8175,8176,8177,8178,8179,8180,8181,8182,8183,8184,8185,8186"]