Que educadores seríamos se não nos deixássemos mover pelo impulso de defender nossos sonhos e a razão de ser da esperança?
Em tempos tão desafiadores, um único raio de luz é capaz de despertar consciências, semear esperança e fortalecer propósitos éticos, comprometidos com o bem comum.
Inspirados pela convicção de que a verdadeira educação é aquela que ilumina o olhar, permitindo que cada sujeito enxergue a realidade com consciência, criticidade e responsabilidade, em 2026 reafirmamos nossa missão de construir uma Pedagogia da Esperança, uma pedagogia que não apenas informa, mas que genuinamente desperta, transforma e inspira.
A Jornada Pedagógica, evento promovido pela Associação Cultura Franciscana, reúne educadores e colaboradores de suas unidades educacionais nos dias que antecedem o início das aulas, fortalecendo vínculos, partilhas e o compromisso com a missão educativa comum.
A Jornada foi marcada por momentos de acolhida e espiritualidade, reflexões à luz da Campanha da Fraternidade com Frei Marcelo Toyansk, vivências em instituições como SEFRAS, Arsenal da Esperança e Missão Paz, além de dinâmicas e partilhas que reforçaram o compromisso com uma educação emancipadora, que acolhe e inspira.
O evento contou ainda com um momento especial: a abertura das celebrações no Brasil dos 750 anos da Congregação das Franciscanas de Ingolstadt, reafirmando o carisma e a missão das Irmãs que atravessam séculos.
Juntos, seguimos firmes na defesa de uma educação que mantém viva a chama da esperança, iluminando caminhos e transformando histórias.