Originalmente, no jogo “Lince”, a ideia é encontrar rapidamente uma determinada imagem, mostrada por um dos participantes, em um tabuleiro com diversas figuras.
Os estudantes do 4º ano do Semi-integral e Integral utilizaram esse jogo como instrumento de estudo da tabuada.
Na versão “matemática”, um estudante sorteia fichas com tabuadas e os demais jogadores têm que encontrar, no tabuleiro, o respectivo resultado. O jogador que encontrar primeiro o resultado correto, faz um círculo com canetinha colorida sobre ele e guarda consigo a ficha contendo a operação. Vence o jogo o estudante que, no final da partida, tiver mais fichas.
A tabuada é um conhecimento fundamental na Matemática, porém, seu estudo, muitas vezes, torna-se algo mecânico e desgastante. A utilização de jogos, além de facilitar esse estudo, possibilitou o desenvolvimento do raciocínio lógico e ágil, também uma oportunidade de socialização e cooperação entre os estudantes.
Jessica Paixão e Nanci Matos Professoras do 4º ano Integral e Semi-Integral Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos. [gallery size="large" ids="25212,25213,25214,25215"]