No 2º ano do Ensino Fundamental são utilizados diferentes recursos materiais manipulativos e jogos matemáticos para contribuir no desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico, capacidade argumentativa e investigativa.
Segundo o pesquisador Jean Piaget, cada fase do desenvolvimento da criança é marcada pela construção de estruturas cognitivas próprias, sendo uma das características desse processo a estruturação do pensamento matemático. Dos sete aos doze anos, a criança já possui a habilidade de pensar de modo lógico e essa função pode ser potencializada com o uso de materiais concretos, como tampinhas, sementes ou o Material Dourado.
Desenvolvido pela médica italiana Maria Montessori, o Material Dourado tem como objetivo contribuir com o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal, fundamentar os conceitos da decomposição, das quatro operações matemáticas e, assim, propiciar o domínio desses objetos de conhecimentos.
Para dar início ao desenvolvimento das propostas planejadas com o referido material, cada grupo foi convidado a explorá-lo livremente. Nesse momento, os estudantes observaram a forma, a constituição e os tipos de peças que o compõe, para depois nomeá-las de acordo com suas características e valores: unidade, dezena, centena e milhar.
A manipulação constante do material, juntando primeiramente as peças semelhantes, para que depois agrupá-las e representá-las, possibilita aos estudantes aprender as bases conceituais para resolver as adições e subtrações e, dessa maneira, transpô-las para o algoritmo, ou seja, para a conta armada.
A cada aula, os estudantes compreenderão a relação existente entre o Material Dourado e a técnica operatória do cálculo escrito, o que favorece o desenvolvimento do pensamento matemático, tornando o aprendizado mais significativo e concreto.
Confiram as fotos desses momentos de tantas descobertas!
Professoras do 2º ano.