Os estudantes do 4º ano, realizaram um trabalho com medidas de massa. Foi-lhes apresentada uma problematização, para que observassem as diferenças nas quantidades em que os produtos são comercializados.
Na aula prática, realizada no Laboratório de Ciências, conheceram diferentes tipos de balança: desde balanças utilizadas em nossas residências, até balança de um prato, balança digital, balança de gancho e balança de alta precisão.
Alguns objetos foram apresentados e os estudantes foram desafiados a indicar qual balança seria a mais adequada para realizar a medição, bem como estimar a massa de cada um dos objetos. Tarefa importante, uma vez que estimar é uma habilidade ligada ao cálculo, mas também a informações como quantidade, tamanho, necessitando sempre de um referencial comparativo.
Testaram suas hipóteses estimativas, por meio da utilização das balanças, realizando o registro dos resultados obtidos.
Na roda de conversa, compartilharam seu aprendizado, refletiram sobre a importância do consumo consciente, elaboraram um registro coletivo e resolveram diversas situações-problema envolvendo medidas de massa.
Confira o álbum completo,
clicando aqui.
[gallery ids="30715,30716,30717,30718,30719,30720,30721,30722,30723,30724,30725,30726,30727"]