Com foco na aprendizagem ativa e significativa, os estudantes do 5º ano jogam para aprender Matemática, de modo que os conceitos trabalhados estejam contextualizados, enquanto ações práticas, diretamente ligadas ao uso direto dos conteúdos previstos para o ano.
O Jogo é uma excelente via de acesso ao desenvolvimento de novas habilidades pois, além de criar contextos significativos para a aprendizagem, implica na participação ativa dos estudantes para a resolução de problemas. Ao compartilhar as vivências do jogo entre os pares, acontece o encontro de saberes e, no debate entre as crianças, o conhecimento é construído – pelo jogo, para além dele.
Nos últimos tempos, os estudantes jogaram o Papa-Todas para explorarem as frações; Dados para conhecerem as propriedades das operações e Pega-Varetas para contextualizarem as expressões numéricas. Como partes de sequências didáticas, são práticas pedagógicas que respeitam os diferentes ritmos de aprendizagem dos estudantes e contribuem para o avanço de todos e a conquista de um conjunto compartilhado de saberes.
Referências: SEFRAN, Revista Nova Escola. https://novaescola.org.br/conteudo/1784/o-jogo-e-seu-lugar-na-aprendizagem-da-matematica Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos. [gallery size="large" ids="30080,30081,30082,30083,30084,30085,30086,30087"]