Jogar na aula de História é um belo exercício amoroso. Uma vez que o jogo pressupõe uma entrega ao movimento absoluto da brincadeira e que jogar implica um deslocamento.
(GIACOMONI; PEREIRA. 2003)
A partir da ideia de que a compreensão de processos históricos é algo complexo e desafiador nesta idade escolar, foi desenvolvido com os estudantes jogos com temas históricos.
Essa atividade, além de aprofundar o conhecimento teórico, proporcionou aos estudantes o desenvolvimento do trabalho em equipe, a habilidade de elaboração de regras e pôde aproximar os estudantes do 8º ano da apropriação do estudo de História, tornando-o mais significativo e produtivo.
Eles se dividiram em grupos e escolheram o tema do jogo, dentre os principais assuntos estudados até o momento da formação das equipes. Os temas disponíveis eram:
- · Expansão do Território Brasileiro
- · Mineração no Brasil Colonial
- · Revolução Industrial
- · Iluminismo
- · Revolução Americana – Independência das 13 Colônias da América do Norte
- · Revolução Francesa
A elaboração do jogo contou com a criação das regras (produção textual em grupo) e redação de dois resumos individuais – sobre os objetivos do jogo e sobre o tema escolhido.
Os estudantes escolheram os materiais, projetaram e confeccionaram o jogo a partir do que julgaram melhor para os objetivos e estratégias.
A atividade compôs uma outra nota de classe – além da Produção Textual – a partir dos critérios de participação e colaboração com o desenvolvimento do projeto e da equipe; comprometimento, capricho e disciplina; organização durante as atividades propostas e coerência com o tema escolhido.
[gallery size="large" ids="26560,26561,26562,26563"]