O trabalho com projetos no Consa se organiza de forma que sejam feitas escolhas didáticas em que o estudante precise colocar em jogo o que sabe no esforço de realizar a tarefa proposta. Os temas geradores são cuidadosamente escolhidos para que a criança possa ter motivação em aprender e se comprometer com o próprio processo de aprendizagem.
Considerando isso, o projeto do segundo semestre girou em torno de duas questões: “Que bichos são esses? E para que eles servem?”, a temática dos ‘animais do jardim’ deu a possibilidade que as habilidades fossem trabalhadas dentro de um contexto real e significativo.
As pesquisas elaboradas pelos estudantes e suas famílias representaram situações interessantes de aprendizagem, bem como as aulas com a bióloga Vanessa e o acompanhamento do desenvolvimento dos animais, do terrário da turma.
Mais importante do que as descobertas realizadas, foi a forma com que as crianças se relacionaram com o conhecimento. O interesse e a motivação para responder as próprias perguntas foram mantidos durante todo o processo.
O trabalho com procedimentos de pesquisa também potencializou desenvolvimento de valores, tais como, compartilhamento de ideias, opiniões e sentimento de pertença e responsabilidade pelo planeta, humanidade, natureza.
Todo esse processo foi facilitado pelo uso da tecnologia, por meio da ferramenta Jamboard, que serviu como um portfólio digital em que os estudantes puderam ajudar a construir dentro de suas próprias casas!
Clique aqui para acessar a galeria completa de fotos.
[gallery size="large" ids="34141,34142,34143,34144,34145,34146"]