Seja em casa ou na escola, esse fazer sempre desperta curiosidade e interesse nos pequenos exploradores... E por que será que esse grão é escolhido tanto para observação lúdica, quanto para fins de estudo?
Aqui vai a resposta: porque o plantio é simples, de fácil cultivo e seu ciclo de vida é curto, o que favorece uma grande variedade de constatações e aprendizagens científicas.
Neste ano, as turmas do 2º Ano do Consa, a partir do estudo de Ciências Naturais, realizaram o plantio do feijão em um dos canteiros da horta, reservado exclusivamente para eles, ao invés de plantá-los em copinhos plásticos com algodão, mantendo assim o nosso compromisso com práticas mais sustentáveis, substituindo o uso de recipientes plásticos!
Além do privilégio de estar em contato com uma área verde, sentir a terra entre os dedos, o sol e a brisa, os estudantes puderam aprofundar as aprendizagens adquiridas no 1º Ano, com relação à sustentabilidade e sobre a importância de fazermos escolhas mais conscientes!
O plantio e a observação do desenvolvimento do feijão oportunizará a compreensão e o estudo de cada fase e etapa de vida desse vegetal: desde a semente, até o desabrochar total da planta, o crescimento dos frutos e produção de novas sementes.
Porém, para que esse ciclo aconteça com sucesso, as crianças aprenderão sobre os aspectos voltados às necessidades e aos cuidados dos vegetais, colocando a mão na massa, para que possam manter os feijões nutridos, saudáveis e verdejantes! Como também para garantir o percurso desse processo investigativo, para que possam chegar a conclusões reais e significativas a respeito do ciclo de vida desse ser vivo, considerando as implicâncias de seu habitat, refutando ou validando suas hipóteses!
A natureza está em nós, somos nós... observar e aprender com a natureza é uma riqueza sem fim, por isso, precisamos respeitá-la e cuidar com amor.
Aprecie as fotos e veja como essas aprendizagens têm sido vivenciadas.
Professoras do 2º Ano.