Os estudantes do 5º ano exploraram e ampliaram seus conhecimentos sobre aspectos formadores das paisagens brasileiras: o relevo e a hidrografia.
Depois de muito estudo, colocaram os conhecimentos em prática: utilizando massa de modelar, uma base de madeira e outros objetos, construíram uma representação simplificada da topografia brasileira.
Por meio da construção realizada, eles procuraram representar tridimensionalmente o que, até então, encontrava-se apenas no espaço bidimensional, o que possibilitou aos estudantes reconhecerem as variadas formas topográficas e as diferentes altitudes de um determinado espaço físico.
Dentro desse contexto, a maquete tornou-se um importante recurso de apoio didático pedagógico, pois ao trabalhar com as informações em relevo, permitindo a visão tridimensional do espaço, houve a aproximação do abstrato ao real e, ao mesmo tempo, possibilitou a construção dos conceitos necessários para o entendimento da representação bidimensional – o mapa.
Aprender usando a criatividade e a habilidade manual, aliadas a conhecimentos geográficos, foi um momento muito prazeroso para todos!
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