Os pais dos estudantes do 9º ano participaram de uma experiência de aprendizagem com seus filhos acerca do tema ???Desenvolvimento da Tecnologia Elétrica???. Essa experiência foi conduzida pelos professores Luciano (Ciências ) e Ody (História) e foi uma pequena mostra do modo de aprender no CONSA, onde é valorizado o processo investigativo e o desenvolvimento da argumentação. Essas habilidades e os valores humanos a que estão vinculadas possibilitam aos estudantes serem protagonistas em suas vidas, de modo responsável e crítico. O tema surgiu a partir da divulgação do Prêmio Nobel em física de 2014. Três japoneses foram agraciados devido à invenção do diodo emissor de luz LED. Dentre os problemas levantados, surgiu a questão acerca do valor dessa descoberta e de seus efeitos positivos e negativos. Os estudos e a apresentação para os pais expressou as pesquisas em torno da física da eletricidade, da química dos modelos atômicos feitas tanto a partir de textos como de experimentos. Houve troca intensa entre todos os participantes, um jeito de aprender com diálogo e afeto. Em seguida, houve um debate acalorado entre grupos de estudantes, tendo os pais como jurados, para decidir os efeitos do desenvolvimento tecnológico para a vida no século XXI.