Ao iniciar o Ensino Médio o estudante sente que não é mais o mesmo do ano anterior, algo diferente aconteceu, não sabe dizer exatamente o que foi, mas sabe que existe um turbilhão de mudanças em curso, ele já consegue vislumbrar, no horizonte, o mundo adulto, o encantamento das história infantis, as brincadeiras de crianças, a leveza da infância, sua pureza derrete-se aos poucos diante do mundo das cobranças, das responsabilidades, da escolha de uma profissão, da possibilidade de, em breve, sustentar financeiramente seus sonhos.
Cabe aos Componentes de Ciências Humanas ajudar o adolescente a entender o universo que ele começa pisando com medo, com cautela, com angústia, mesmo que ele não tenha consciência de todo esse processo.
Ao iniciarmos o curso de Filosofia do Ensino Médio, o estudante questiona: o que é Filosofia? Tradicionalmente diríamos que é uma palavra de origem grega que significa amor ao conhecimento, o filósofo seria um amante do conhecimento.
Diante dessa definição, os adolescentes me perguntam: ainda existem filósofos? O conhecimento parece algo restrito a um grupo de escolhidos, desde a origem da humanidade.
Na primeira semana de aula os estudantes do Ensino Médio descobriram que o pensamento filosófico é muito mais do que sua tradicional conceituação. Filosofar é, acima de tudo, fazer perguntas e elaborar respostas para questões existenciais, como: o sentido da vida, a origens das coisas, do universo, do ser humano, questionar o que acontecerá depois da morte, colocar-se diante dos grandes dramas humanos e tentar respondê-los, por meio de uma resposta racional. De imediato alguns estudantes filosofam: e Deus?
Nesse momento eles compreendem o que é filosofar e percebem que são filósofos, que indagam, que questionam, que duvidam de tudo o que até então ouviram, querem chegar, por si mesmos, as suas respostas. Enfim, compreendem o que é Filosofia. Precisamos saber se serão capazes de enfrentar suas dúvidas e se terão coragem para buscar suas respostas.
Ody Furtado Gonçalves
Professor de Filosofia, História e Ensino Religioso