Feliz recomeço!
Num ano tão atípico, que trouxe a todos tantas ressignificações, não há dúvida de que o tema sustentabilidade ficou ainda mais evidenciado.
Curiosamente, no início do ano, tão logo as aulas foram iniciadas, os professores Gustavo e Júlio idealizaram a construção de uma prancha de Stand Up Paddle, feito com reutilização de garrafas PET.
O projeto ganhou formas, com a colaboração dos demais professores, que se empenharam em coletar garrafas, já que muitas seriam necessárias para atingir as medidas da prancha e garantir a flutuabilidade, quando estivesse em uso pelos estudantes.
No auge da construção, em meados de março, o projeto foi bruscamente interrompido; como tantos outros também foram, assim que decretada a pandemia e o distanciamento social.
Para a felicidade dos professores e das crianças, a construção pôde ser retomada, a partir do retorno às aulas.
A prancha já está em uso nas aulas, promovendo momentos de ludicidade e significativos aprendizados, dentre os quais podemos destacar aspectos motores, favorecidos por situações diferenciadas de equilíbrio corporal e deslocamento na água com a utilização de materiais; além dos aprendizados, na dimensão social, tendo em vista que a criatividade utilizada na construção da prancha dá sentido educativo à reutilização de matérias primas que são, na maioria dos casos, descartadas de forma inadequada na natureza.
Em tempo, quantos motivos temos para celebrar e agradecer! A conclusão bem sucedida de um projeto e, especialmente, o retorno dos nossos tão amados estudantes, que preenchem esse espaço com tão genuína alegria e energia, dão sentido a tudo aquilo que nos propomos fazer no Celfran.
[gallery ids="34340,34341,34342,34344,34345"]