A leitura é algo mágico! Sempre, diante de um simples ato de abrir um livro, ficamos na expectativa para saber o que virá pela frente: um gigante bondoso? Uma donzela em perigos e um príncipe corajoso, disposto a salvá-la? Uma bruxa malvada que gosta de devorar criancinhas? Quantas possibilidades! Quantas realidades e mundos imaginários podem caber nas páginas de um livro?
Foi para responder uma pergunta muito intrigante, que os estudantes do Infantil 5 investiram em um projeto de leitura, perseguindo o personagem lobo! Afinal, o famoso “Lobo mau”, das histórias da infância de tantos adultos, realmente é mau?
Depois de descobrirem a resposta, a obra literária preferida foi transformada em peça de teatro! Na Educação Infantil, e especialmente no Infantil 5, a dramatização tem um importante papel no desenvolvimento da oralidade, interpretação, expressão corporal, criatividade, sensibilidade, entre outras habilidades necessárias para a formação dos estudantes desta faixa etária.
E mais do que ouvir histórias e conversar sobre elas, as crianças participaram de todo o processo de criação da peça, precisando fazer escolhas e tomar decisões, desde o texto até a apresentação: quais e quem seriam os personagens, como e com quais materiais seria construído o cenário, quais roupas cada personagem teria que vestir e como arranjariam essas vestimentas. Além disso, precisaram se empenhar, de forma coletiva, nos momentos dos ensaios para que pudessem apresentar a peça às outras turmas do Infantil 5.
Com muita ludicidade e leveza, aproveitaram cada momento dos preparativos até a chegada do grande dia! Assim, o personagem ‘Lobo’ ganhou vida e, de forma singular, por cada criança que o interpretou!