Trabalhar com jogos na escola é uma das situações didáticas que contribuem para a criação de contextos significativos de aprendizagem para os estudantes.
Utilizando-se de conteúdos teóricos aprendidos na sala de aula e nos livros, pode-se colocar todo o contexto em prática, de forma lúdica, auxiliando na assimilação dos mesmos. Além de ajudar no desenvolvimento da socialização, regras e organização do tempo e das ideias, os estudantes aprendem a compartilhar seus saberes com os demais, ampliando o repertório e o conhecimento adquirido.
Pensando nisso, foi proposto aos estudantes do 3º B – Semi-Integral, a construção de um “Jogo de trilhas”, o qual foi utilizado para os estudos dos “Meios de comunicação através dos tempos”. Os próprios estudantes elaboraram e desenharam na folha, criando o jogo de acordo com a necessidade da turma, com a supervisão da professora, porém sem interferência.
Esse estudo lúdico ajudou na fixação e assimilação dos conteúdos aprendidos, além de contribuir para cooperação do grupo e aceitação da opinião do outro.
Vejam fotos desse momento!
Professora Danusa – 3º B – Semi-Integral
[gallery size="large" ids="22045,22046,22047,22048,22049,22050,22051,22052,22053,22054,22055,22056,22057,22058,22059"]