Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens lidas em outros? Essa sensação é bastante natural, uma vez que os textos “conversam” entre si em um diálogo constante. Tal fenômeno tem a denominação de
“intertextualidade”.
Ao longo das aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, os estudantes aprenderam que a intertextualidade pode acontecer de maneira proposital ou não, mas é certo que cada texto faz parte de uma corrente de produções verbais e não-verbais; assim, de maneira (in)consciente, retomaram os chamados textos-fonte (“originais”), fundamentais na memória coletiva de uma sociedade.
Os estudantes aprenderam alguns dos tipos de intertextualidade mais recorrentes, como a paráfrase, a paródia e a estilização. Como forma de aplicar esse conteúdo, uma das produções textuais do trimestre não poderia ter sido diferente: os estudantes elaboraram, em grupos, uma paródia musical, com letras que compreenderam desde temas sociais até assuntos do dia a dia escolar.
Assista, agora, a duas das paródias feitas nas aulas!
O primeiro vídeo apresenta a paródia da música “Trem-Bala”, de Ana Vilela. Na letra, os estudantes Isabella (9B), Leonardo (9B) e Valentina (9B) contemplam a questão dos problemas enfrentados na educação brasileira e ainda destacam a importância dos estudantes aprenderem, valorizando sempre o espaço escolar, os Componentes Escolares e as aulas.
Vídeo:
https://www.facebook.com/consa.oficial/videos/1428512647210710/
No segundo vídeo, as estudantes Carolina (9A), Eduarda (9A), Giulia (9A) e Isabella (9A) enviam, em tom cômico, uma mensagem para todos os desastrados do mundo. Para isso, elas utilizam a canção “Not Today”, da banda sul-coreana BTS.
Vídeo:
https://www.facebook.com/consa.oficial/videos/1428516157210359/
Com o meu abraço,
PAZ & BEM!
Jaqueline Padovani, professora de Língua Portuguesa do 9º ano.
Parabéns!