Depois de um rico trabalho desenvolvido sobre o Brasil ao longo do ano, os estudantes do 5º ano conheceram um pouco mais sobre um país repleto de riquezas, paisagens magníficas e uma ampla diversidade cultural.
Durante as aulas de História e Geografia, os estudantes desenvolveram temas de estudo voltados para as regiões brasileiras, pensando especificamente em seus aspectos físicos (clima, relevo, vegetação, divisão política, entre outros), nas principais atividades econômicas e nos problemas ambientais.
Também conheceram vários lugares, localizados no Brasil, que foram declarados pela UNESCO como Patrimônios da Humanidade. Nesta lista estavam a Cidade Histórica de Ouro Preto (MG), São Miguel das Missões (RS), Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO) e a cidade de Brasília, na região Centro-Oeste. Ainda apreciaram outros Patrimônios Imateriais da Humanidade, como a capoeira e o frevo, além do Pantanal (Patrimônio Natural da Humanidade).
Trabalhando em grupos, os estudantes ficaram responsáveis pela ampliação desse tema, acrescentando informações, imagens e vídeos sobre os aspectos culturais de cada região (pratos típicos, festas populares, danças, trajes e objetos característicos), bem como alguns pontos turísticos.
Essa viagem foi incrível!! O envolvimento, desde o início, foi fantástico! A escolha dos lugares turísticos trouxe à tona a memória de viagens realizadas com a família e o enriquecimento de observações realizadas in loco foram reavivadas durante as apresentações tão bem preparadas e conduzidas. As imagens de belezas naturais, nem sempre tão divulgadas e valorizadas, foram criteriosamente selecionadas e nos levaram a momentos de fascinação por um país tão rico.
Puderam saber um pouco mais sobre a origem e a história de alguns pratos tradicionais, com imagens que os faziam querer experimentar cada um deles e aguçava o paladar.
Envolveram-se com as cores e a mistura de diferentes etnias em um mesmo lugar, pelo divertimento e resgate histórico de algumas festas populares, com suas danças e trajes típicos. Foram apresentados vários objetos, alguns deles artesanais, que demonstram a necessidade de subsistência em seus locais de vivência.
Quanta riqueza cultural!!
Alguns registros dos trabalhos dos 5º anos.