Os sextos anos do Ensino Fundamental II estão em um processo investigativo sobre a importância dos recursos hídricos para a humanidade. Ao longo do estudo sobre as primeiras civilizações da história, os estudantes vêm percebendo que essas se formaram sempre próximas aos rios, devido a sua fertilidade e por proporcionar a sedentarização. A partir desta reflexão, eles foram convidados a olhar com mais cuidado para o recurso hídrico; refletir sobre sua importância para a humanidade; sobre os usos da água e quais ações podem ser realizadas para sua preservação.
Os estudantes produzirão, no final do trimestre, uma revista informativa que verse sobre os temas ligados à importância dos recursos hídricos. Sendo assim, realizaram uma pesquisa individual como tarefa de casa, para introduzir o assunto, e foram divididos em grupos para pesquisarem, em aula, os seguintes temas:
- A importância da Água para o mundo e o Ciclo da Água.
- Características Gerais dos Principais Rios da Antiguidade.
- Características Gerais dos Principais Rios do Brasil.
- Características Gerais dos Principais Rios de São Paulo.
- Sistema de Distribuição de Água de São Paulo e Coleta de Esgoto.
- Principais usos e consumos da água.
- Políticas Públicas Brasileiras sobre os recursos hídricos.
- Contribuições das ações diárias para a preservação dos recursos hídricos.
Em sala de aula, os estudantes são desafiados a pesquisarem - de diferentes formas - os temas estudados e os projetos desenvolvidos. As aulas são realizadas no laboratório de informática, com tarefas pré-definidas e com roteiros que os auxiliam a identificar as metodologias de pesquisa e elaboração de produções textuais (de gêneros como resumo, descrição de imagens, perguntas e respostas) a partir dos resultados das pesquisas.
O Ensino de História, no Fundamental II, oferece inúmeros desafios aos estudantes e professores e, sendo assim, é necessário auxiliá-los a compreender a importância da construção do conhecimento histórico para o entendimento da realidade que os cerca.
A atividade de pesquisa proporciona ao estudante ser protagonista do seu próprio conhecimento, para que assim desenvolvam mais autonomia e atribuam maior significado aos saberes adquiridos. Além disso, o intuito é contribuir para a reflexão de que nossas ações podem mudar o mundo e que somos responsáveis diretamente pela preservação do meio ambiente. Os trabalhos dos sextos anos estão perpassando a ideia proposta por Mahatma Gandhi de que “somos a mudança que queremos ver no mundo”, com o objetivo de ajudar o nosso estudante a interiorizar essa missão e responsabilidade social.
[gallery size="large" ids="29907,29908,29909,29910"]