Durante as aulas de Matemática do 2o trimestre, os estudantes do 7o ano aprenderam a localizar um ponto no plano cartesiano, bem como o conceito e a notação de par ordenado.
Por que não aprender esses conceitos desenhando e explorando um liga-pontos? Foi assim que os estudantes do 7o ano aprenderam!
Inicialmente, cada estudante recebeu uma folha com diversos pares ordenados, instruções para ligar os pontos e um plano cartesiano quadriculado. A tarefa foi ler os pares ordenados, marcar os pontos no plano cartesiano, seguir as instruções para ligar os pontos e, descobrir assim, o desenho que formaria.
Dando continuidade ao estudo, os estudantes receberam a tarefa de elaborar um desenho (liga-pontos), no plano cartesiano, para um colega, que seguindo os pares ordenados e as instruções, teria que chegar ao desenho elaborado inicialmente.
A riqueza desses momentos está na aprendizagem que ocorre quando os estudantes são estimulados a produzir, criar, se questionar, analisar suas próprias produções, ajudar o colega a perceber determinados erros e a receber também ajuda.
Professoras Andreza Antunes e Tathiana Campos [gallery size="large" ids="30035,30036,30037,30038,30039,30040,30041,30042,30043,30044,30045,30046,30047,30048,30049"]