Dentre as ações que traduzem a aprendizagem da metodologia científica estão as voltadas para a elaboração de modelos mentais ou reais para testar hipóteses; a realização de experimentos comprobatórios e formulação de teorias e generalizações fundamentadas na pesquisa.
Em várias situações de aprendizagem planejadas para as aulas de Ciências no 5º ano, os estudantes foram convidados a construir modelos explicativos dos sistemas do organismo humano, como por exemplo no caso do sistema respiratório. No primeiro caso, os estudantes se valeram de recursos adaptados, reutilizáveis para construir o sistema, de modo que se revelasse o caminho que o ar percorria no corpo, indicando os órgãos que formam o sistema respiratório. Usando os materiais fornecidos pelo colégio, cada estudante deveria montar o modelo proposto, de acordo com as hipóteses levantadas e socializadas nas aulas anteriores.
Depois de realizar esta proposta, os estudantes compararam os próprios modelos com o sistema respiratório convencional, disponível no Laboratório, para que pudessem sistematizar os conhecimentos legitimados pela Ciência. Também participaram das aulas de Educação Física para observar como a respiração se altera com o movimento e em situações de repouso, traçando várias comparações para relacionar o sistemas respiratório e cardiovascular.
No Consa, a cada aula, os estudantes fazem novas descobertas, pois todo trabalho foi pautado pela troca de informações com os colegas da turma e professores, tendo a oportunidade de se reconhecer como parte importante do processo de construção do conhecimento individual e coletivo, enriquecendo os conceitos em questão.