A Matemática é uma ferramenta essencial para o futuro. Aulas lúdicas, envolvendo a criação de jogos com desafios matemáticos, fizeram parte da proposta de metodologia ativa desenvolvida pelos estudantes do 5º ano.
Para realizar o “Desafio Consa de Matemática”, os estudantes, em grupos, exercitaram suas competências e exploraram a criatividade, criando jogos com conteúdos de Matemática trabalhados durante o ano: frações, números decimais, tabuada, operações diversas, expressões numéricas, porcentagem, entre outros.
Manipulando materiais simples: canson, sulfite, caixa de papelão, massa de modelar, papéis coloridos, canetinhas, cola e tesoura, os estudantes construíram tabuleiros, caixas táteis para manipulação de sólidos geométricos, cartas, dados e pinos para o jogo.
Jogo pronto! A etapa seguinte envolveu a criação de um nome criativo e as regras, que deveriam estar escritas de forma a facilitar o entendimento do mesmo pelos colegas. Na sequência, precisaram jogar o que criaram para testar sua eficiência, a fim de que o mesmo pudesse ser compartilhado com os colegas da sala e dos outros quintos anos.
Por meio da proposta de rotação por estações, os estudantes circularam pelas salas das demais turmas do 5º ano para aplicar os conhecimentos matemáticos com os jogos elaborados pelos grupos.
Foi uma experiência inesquecível, em que tiveram a oportunidade de desafiar os colegas com o próprio conhecimento adquirido ao longo do ano!
[gallery ids="32646,32647,32648,32649,32650,32651,32653,32654,32655,32656,32657,32658,32659,32660,32661,32662,32663,32664,32665,32666,32667,32668,32669,32670,32671,32672,32673,32674,32675,32676,32677,32678,32679,32680,32681,32682,32683,32684,32685,32686,32687,32688"]