Os estudantes dos 5º anos construíram um modelo explicativo para representar o caminho que o ar percorre na respiração e os movimentos que o corpo realiza, durante este processo.
Usando uma garrafa pet, previamente preparada, bexigas grandes e pequenas, canudos grandes e pequenos, cada estudante montou o modelo proposto, de acordo com as hipóteses levantadas e socializadas nas aulas anteriores, a respeito dos movimentos de inspiração e expiração.
Em seguida, fizeram a comparação do modelo construído com o funcionamento do sistema respiratório e os órgãos envolvidos no processo e, ao final do experimento, identificaram o que cada material utilizado representava, compreendendo como todos esses movimentos involuntários ocorrem no organismo.
Sem dúvida, o corpo humano é perfeito e, quando os estudantes vivenciam oportunidades de aprendizagem como as descritas, despertam para a consciência corporal e os cuidados consigo mesmos, por meio da investigação científica.
Confiram o álbum completo desse momento prazeroso e cheio de descobertas,
clicando aqui.
[gallery ids="30453,30454,30455,30456,30457,30458,30459,30460"]