Ao longo do segundo trimestre, os estudantes conheceram diversos serviços públicos, entre eles, a coleta de lixo. Em História, viram como era esse serviço público no passado e refletiram como é atualmente, se é garantido a todos os brasileiros. E, em Geografia, conheceram os diferentes destinos do lixo e descobriram a importância do princípio dos 5 Rs da sustentabilidade.
Uma das propostas de Artes foi desenvolvida de maneira interdisciplinar, o que permitiu com que os estudantes realizassem uma reflexão crítica sobre sua representação e influência no contexto histórico, social e sustentável, por meio da temática "O que há por trás do lixo? ”.
Após algumas discussões sobre esse tema, os estudantes foram desafiados a criar um brinquedo com materiais que podem ser reutilizados, como: tampa de caixa de papelão ou de pizza, rolo de papel higiênico ou de papel toalha e uma bolinha de gude.
Após seguir as orientações dadas pela professora, criaram o brinquedo: Labirinto de rolinho.
Os estudantes tiveram o desafio de rolar a bolinha pelo meio desses tubos, de acordo com as regras ou pontuações criadas por eles, valendo-se de estratégias de cálculos matemáticos para estimular a agilidade de raciocínio num contexto lúdico e elaborando, com as próprias mãos, um brinquedo para interagir com os colegas da turma.
Esta foi mais uma oportunidade para aprender a transformar o lixo que produzimos em trabalhos artísticos, pensando na reutilização dos resíduos e na sustentabilidade das ações cotidianas.
Confiram os momentos alegres e a criatividade de nossos estudantes envolvidos nessa atividade tão divertida!