O trabalho com determinados conteúdos em Geografia torna-se mais significativo quando a proposta de trabalho do educador inclui oportunidades de contato direto com processos e fenômenos do mundo social e natural. Nesse contexto, é imprescindível o desenvolvimento de conteúdos que considerem os vínculos afetivos, a identidade e as referências culturais que os seres humanos, individual ou coletivamente, mantêm com os lugares, estabelecendo territorialidades. Estudar lugares de sua vivência permite ao estudante compreender a realidade que o cerca e, gradativamente, construir seu conhecimento sobre o espaço geográfico.
Regionalizar é o ato intelectual de separar áreas de determinado território utilizando um critério preestabelecido. Para compreenderem esse conceito, estudando a sua realidade concreta, vivida cotidianamente, e não de forma distante e abstrata, os estudantes relembraram o Estudo do Meio pelo quarteirão do Consa, realizado no ano anterior, e ao estudarem a divisão do território brasileiro, no componente curricular de Geografia, realizaram uma atividade sobre a organização do espaço geográfico a partir do colégio, espaço comum que os estudantes desfrutam diariamente, ressignificando as vivências e ampliando conceitos pertinentes à área de Ciências Humanas.
Apreciem as imagens, dos diversos momentos de experimentação, durante a proposta realizada em aula.