Com o jogo Pinobol, os estudantes dos 4º anos vivenciaram movimentos de velocidade, agilidade, precisão, força, atenção e, principalmente, o trabalho em equipe. O desenvolvimento dessa atividade propicia as noções básicas que serão aprimoradas no contato futuro com modalidades esportivas convencionais.
"Quanto maior o número de cones, mais difícil fica o jogo”. Esse é o princípio que rege os desafios do jogo.
Os estudantes foram separados em duas equipes. Apenas dois - um de cada equipe - competem de cada vez. O jogador da equipe A precisa "queimar" o adversário com uma bola. O jogador da equipe B tem, como objetivo, derrubar os cones, o mais rápido possível e com qualquer parte do corpo.
O professor dá a partida e cronometra cada etapa. Quando o jogador de uma equipe for atingido, a substituição será realizada pelo próximo da fila. O mesmo acontece com o da equipe A, assim que arremessa a bola. Quando a fila termina, os papéis se invertem. Ganha a equipe que derrubar todos os cones, em menor tempo.
E assim, os estudantes aprendem a traçar estratégias espaciais, exercitam arremessos certeiros e trabalham coletivamente, tendo em vista os objetivos do jogo.