Originalmente, no jogo “Lince”, a ideia é encontrar rapidamente uma determinada imagem, mostrada por um dos participantes, em um tabuleiro com diversas figuras.
Na versão “matemática”, um estudante sorteia fichas com tabuadas e os demais jogadores têm que encontrar, no tabuleiro, o respectivo resultado. O jogador que encontrar primeiro o resultado correto, faz um círculo com canetinha colorida sobre ele e guarda consigo a ficha contendo a operação. Vence o jogo o estudante que, no final da partida, tiver mais fichas.
E o jogo “Roleta das multiplicações” permite aos estudantes a memorização das operações de tabuada, ampliar as habilidades de raciocínio lógico, além de possibilitar a interação social entre os participantes.
Os estudantes do 4º ano do Semi-Integral e Integral utilizaram esses jogos como instrumentos de estudo da tabuada.
A tabuada é um conhecimento fundamental na Matemática. A utilização de jogos, além de facilitar esse estudo, possibilitou o desenvolvimento do raciocínio lógico e cálculos mentais, foi também uma oportunidade de socialização e cooperação entre os estudantes.
Nanci Matos
Professora do 4º ano Integral e Semi-Integral