Sabemos que as crianças do Consa têm contato com livros e com a leitura desde pequenas. Dando continuidade a essa prática, no 1º Ano do Ensino Fundamental as vivências leitoras são muito enriquecedoras e diversificadas!
As visitas à biblioteca, as rodas de leitura, as problematizações e reflexões sobre os títulos apreciados, a leitura compartilhada de obras e textos de diferentes gêneros, as coletas e seleção de informações, a leitura diária das atividades da rotina e os incentivos à aquisição da leitura autônoma proporcionam um contato dinâmico com as funções sociais da leitura, o que torna a aprendizagem mais significativa.
Por meio dessas experiências, os pequenos acessam outros mundos possíveis e se encantam pela leitura, o que lhes possibilita compreender melhor a própria realidade, aguçar a imaginação e a criatividade, ampliar o vocabulário, se tornar apreciadoras e leitoras críticas, aprimorando habilidades, como inferir, interpretar, argumentar, entre outras que são importantes para o desenvolvimento de competências leitoras e escritoras.
Além disso, ampliam seu contato com a cultura e a arte, e têm a possibilidade de trabalhar emoções e sentimentos por meio das ações e vivências dos personagens, o que contribui para o seu desenvolvimento socioemocional.